Pesquisar

A importância da curva de nível para a saúde do solo.


Curva de nível como é popularmente conhecido pelos agricultores, ou terraço agrícola é uma técnica importante na conservação de solo. 
Hoje em meio a tantas tecnologias, a agricultura ainda sofre com a erosão de solo pois esta prática foi deixada de lado por alguns produtores, e em consequência há o assoreamento dos rios, seja por falta de conhecimento ou por achar que economiza tempo e dinheiro na área. A perda de nutrientes do solo é um dos maiores danos para agricultura, difícil de reparar.


O terraceamento é uma técnica que visa à proteção do solo contra as erosões causadas pelo escoamento acelerado da água. A grande função dos terraços é reter a água que escoa pela superfície do solo, impedindo que essa água carregue partículas de solo formando a erosão e que essas partículas de solo não cheguem até rios ou açudes, causando o assoreamento.


Para a produtora rural Sra Elza Pedron, seu pai José Pedron a ensinou desde cedo a cuidar da terra:
Elza Pedron - São Pedro do Turvo/SP





...” meu pai dizia que o melhor é reter a água na terra, assim estará sempre fértil e produtiva”.






O terraceamento é uma importante prática para a prevenção da erosão hídrica, através da interceptação da água da chuva que escoa superficialmente no solo permitindo que se evite a sua perca. Porém para que sua construção seja eficiente, deve-se escolher adequadamente o tipo de terraço a ser implantado, bem como a distância entre eles, o desnível e o tipo de cultivo da área.

“Para construir um bom terraço, diferente daqueles amontoados de terra e sem prejudicar o trabalho com máquinas, seja no plantio ou na colheita, se leva em consideração o tipo de solo, a capacidade de infiltração de água, a declividade da área. Com o levantamento dessas informações se tem o dimensionamento entre os terraços. ”, conforme orienta o engenheiro agrônomo Luis Fernando Zanetoni – Tanabi/SP.

Os tipos de terraços podem ser o de Nichols - que é construído através de um arado acoplado ao trator, movimentando o solo sempre de cima para baixo, formando um canal ou, de Manghum que movimenta uma faixa mais larga de solo. A massa de solo é deslocada tanto da faixa superior como da inferior, ora num sentido da aração, ora noutro, em passadas de ida e volta com o trator.

Quanto à dimensão da estrutura e volume de movimentação de terras, os terraços podem ser de base estreita, média ou larga.
Os terraços de base larga têm a vantagem de permitir o cultivo em praticamente toda a sua superfície e de facilitar sua manutenção com as operações normais de preparo do solo.
Os terraços de base média são indicados para pequenas ou médias propriedades onde há maquinário suficiente para os implementos recomendados, com declividade do terreno de até 15%.
Os terraços de base estreita são recomendados apenas em condições em que não seja possível instalar terraços de base média ou larga. Normalmente, são recomendados para pequenas propriedades, com baixa intensidade de mecanização agrícola e devem ser construídos em terrenos com declividade acima de 12%. Sua principal desvantagem é a diminuição da área útil para o cultivo agrícola.
Temos os terraços embutido, muito utilizado na cultura de cana de açúcar que são construídos com pá carregadeira, mas hoje em dia as usinas estão utilizando cada vez menos os terraços embutido, optando por terraços de base larga, que permite uma maior área de plantio e melhora o uso dos maquinários tanto no plantio quanto na colheita.

Vamos cuidar do nosso solo!


Postar um comentário

0 Comentários